***** ANTROPOLOGIA *****


Etimologicamente, a antropologia é a ciência que estuda o homem ou a humanidade em geral. De há dois séculos até á actualidade, esta palavra tem tomado sentidos diferentes e aplica-se a realidades diversas. Antes do século XIX, incidia sobretudo na unicidade e na especificidade do homem em relação aos outros animais (o Tratado de Antropologia de Kant é não mais do que um tratado de psicologia humana). Por meados do século XIX, certos sábios insistem , pelo contrário, no carácter natural da espécie humana e sobre as suas diferenciações físicas e psíquicas. Após diversas evoluções de conteúdo e de sentido do termo "antropologia", conforme as escolas e por vezes conforme os autores, é possível distinguir alguns domínios mais importantes estudados por esta disciplina "polivalente".
A antropologia física estuda o homem fóssil ou actual nas suas características anatómicas, fisiológicas e raciais, tanto do ponto de vista da sua evolução zoológica como das suas diferenciações geográficas. Engloba dimensões muito variadas que vão da paleontologia humana à antropologia psicobiológica dos grupos actuais.
A antropologia social aplica-se sobretudo à observação das técnicas, usos, costumes, crenças, regras de conduta e de comportamento de um determinado grupo social.
A antropologia filosófica é uma disciplina filosófica, extensa e não muito definida, que procura conferir ao estudo filosófico do homem e do lugar que este ocupa no mundo uma base científica, coordenando a filosofia com a biologia e com a psicologia.

Sem comentários: